Audiência Pública sobre os Portos do Rio Grande do Sul é realizada pela Câmara Municipal

por TV Câmara publicado 31/03/2022 17h49, última modificação 31/03/2022 17h49

A Câmara Municipal de Rio Grande realizou Audiência Pública para tratar da situação dos Portos do Rio Grande do Sul e as estratégias adotadas para o futuro. O pedido foi protocolado pelo Vereador Luka (MDB), e aprovado pelos demais vereadores em Sessão Ordinária.

Para abrir a cerimônia o Vereador Proponente fez um breve resumo da motivação para a audiência pública e comentou sobre a importância do Porto do Rio Grande para a economia da cidade. Estavam presentes os Vereadores Giovani Moralles (Patriota), Larry (Cidadania), Sargento Rodrigues (Progressistas) e Juquinha (PSB); o Diretor Superintendente dos Portos do RS Paulo Fernando Curi Estima, que apresentou informações técnicas a respeito do tema; autoridades representantes da Alfândega da Receita da Federal do Porto de Rio Grande, Representante do Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Rio Grande (SINDICAM), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SDAERGS), Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas (COOTRACAM) e o ex- prefeito Janir Branco .

Os principais temas abordados na Audiência Pública foram as tarifas portuárias, o efeito da dragagem na demanda de cargas que chegam até os portos, a demanda de empregos gerados pelo Porto, reunião realizada com o Ministro da Infraestrutura e as estratégias de comércio exterior para os portos. “A gente tem que defender a estrutura portuária pela técnica, não pela paixão, o que foi construído aqui nos últimos cem anos tem um porquê. O futuro do Rio Grande do Sul é o Porto Marítimo de Rio Grande e São José do Norte” finaliza assim o Superintendente dos Portos Fernando Estima.