Câmara Municipal discute parceria com a Penitenciária Estadual do Rio Grande

por Imprensa — publicado 17/01/2022 17h30, última modificação 17/01/2022 18h59
Na manhã de hoje, o Presidente da Câmara Municipal Ver. Paulo Roldão (Republicanos), junto com o Diretor da Casa, Vagner Leivas, receberam a visita da Delegada Penitenciária Deisy Vergara e o Diretor da Penitenciária do Rio Grande (PERG) Marco Aurélio Soares Gonçalves na Sala da Presidência, para a apresentação de uma proposta de parceria entre o Serviço Prisional e o Legislativo. A iniciativa vai permitir que os apenados prestem serviços de manutenção na Casa Legislativa.

De acordo com a Delegada, a parceria vai permitir que os apenados prestem serviço remunerado, utilizando a mão de obra para atividades de serviços gerais na Câmara e também possibilitando a ressocialização dos presos na sociedade. A colaboração entre os Poderes Legislativo e Penitenciário é de suma importância para proporcionar aos apenados o desenvolvimento de habilidades e também contribuir com o seu trabalho na comunidade, de uma forma digna.

A partir deste primeiro encontro, com a apresentação da proposta, que foi aceita pela Casa, a Câmara deverá seguir os trâmites burocráticos junto Delegacia Penitenciária e à SUSEPE. A expectativa é que o contrato entre em vigor em até seis meses, dada a necessidade de envolvimento do Judiciário.

O Diretor da Penitenciária do Rio Grande, Marco Aurélio Gonçalves, salientou que tal parceria é um marco histórico na relação entre a PERG e a Câmara Municipal e conclui destacando que muito além de uma troca de serviços, essa parceria propõe esperança e oportunidade aos apenados.

O Presidente da Câmara, Ver. Paulo Roldão também destacou a importância da parceria entre o Legislativo e o trabalho prisional, sendo uma oportunidade de reintegração aos apenados e assim beneficiar não somente a Casa Legislativa, mas toda sociedade.

Câmara Municipal do Rio Grande