Câmara Municipal do Rio Grande realiza capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD para servidores

por TV Câmara publicado 10/10/2022 17h41, última modificação 10/10/2022 17h41

Durante os dias 6 e 7 de outubro a Casa Legislativa  disponibilizou uma capacitação  sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Administração Pública, voltada para os servidores e estagiários da Câmara e também da Prefeitura Municipal. O objetivo foi oferecer um amplo conhecimento sobre as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, com a  abordagem dos seguintes temas: Administração Pública e Diretrizes Gerais, Treinamentos Internos e Engajamento (a importância dos treinamentos internos, como elaborá-los e engajar a equipe), contratos e termos (a importância da blindagem contratual, sua relevância e como fazer isso, Mapeamento dos Dados Pessoais, Encarregado de Dados, Monitoramento do Projeto (quem é o encarregado, como escolher um encarregado, o que deve ter, o que deve fazer) e como Monitorar o Projeto já implementado.

A capacitação foi ministrada pela Advogada e Consultora em Proteção de Dados e Gestão de Privacidade - Dra. Ana Isabel Mendes, que relatou a importância desse conhecimento dentro da Casa Legislativa: “Hoje quando falamos de Administração Pública, estamos falando de inserir a tecnologia dentro dos setores de administração [...] E esse assunto é extremamente relevante, porque estamos tratando sobretudo de pessoas, muito além de dados, e isso precisa ser protegido porque temos que ter cuidado com as fraudes.”

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Paulo Roldão, expressou também a importância desse novo passo para a gestão do Parlamento: “Estamos nos preparando para uma nova etapa na Câmara, nós pretendemos ainda esse ano implementar totalmente a Lei de Proteção de Dados aqui dentro, e com isso eliminamos totalmente o papel, a nossa intenção é que não haja mais grandes quantidades de papéis circulando e seja feito tudo online.”