Câmara Municipal do Rio Grande recebe Selo Ouro em Transparência Pública

por TV Câmara publicado 08/12/2023 19h45, última modificação 11/12/2023 17h16

O Parlamento mais antigo do Estado recebeu o Selo Ouro do Radar da Transparência, um banco de dados digital que apresenta a qualidade das informações disponibilizadas em sites oficiais. No Rio Grande do Sul, das 498 Câmaras Municipais avaliadas, apenas 14 receberam o Selo Ouro e a cidade do Rio Grande foi a única com mais de 100 mil habitantes a ser contemplada.

O levantamento é realizado pelo Radar Nacional de Transparência Pública, que integra o Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Segundo dados do TCU, o Radar foi criado para fiscalizar e acompanhar a evolução da transparência das instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todas as esferas.

De acordo com o Presidente Julio Cesar Pereira da Silva, essa é uma conquista muito importante para a Câmara de Vereadores e que demonstra a postura que a Casa deve ter de prestar contas de todos os atos da instituição à comunidade. O Presidente destaca ainda a importância dos funcionários do Legislativo durante todo o processo:

“Quero ressaltar o trabalho feito pelos servidores que colaboram muito com o processo neste ano, ainda mais quando fizemos uma gestão compartilhada com os servidores em todas as decisões importantes da Casa.”

A servidora responsável pelo Portal da Transparência, Regina Murialdo, enaltece o trabalho coletivo para essa conquista. “O selo representa pra nós uma grande conquista. Esse trabalho não é só meu, é de todos os servidores. Todos colaboram e ajudam quando eu vou atrás das informações e de boa vontade me orientam. A gente vem executando esse trabalho de forma realmente transparente”, afirma.

O Portal da Transparência existe para assegurar uma aplicação correta dos recursos públicos e aumentar a transparência da gestão pública. Através dele o cidadão pode acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e ajudar a fiscalizar.
Todas as informações da Câmara Municipal do Rio Grande podem ser acessadas no site https://www.riogrande.rs.leg.br.