Câmara Municipal firma parceria com a Defesa Civil para capacitação de servidores

por TV Câmara publicado 21/01/2022 09h46, última modificação 21/01/2022 09h46

O Presidente da Câmara Municipal, Ver. Paulo Roldão (Republicanos), pensando na segurança e preparação da Casa Legislativa para a volta de público durante das atividades em 2022, solicitou a Defesa Civil uma parceria para capacitação dos servidores.

O pedido é para que os profissionais da Defesa Civil Municipal compartilhem seus conhecimentos através de orientações para prevenção e combate de incêndios. Será um conjunto de ações para garantir a segurança das pessoas que frequentam a Casa. A expectativa é que sejam ministrados cursos, aplicados simulados, organizados planos de ação e agendamentos para capacitações futuras. A aplicação dos cursos será gratuita.

De acordo com Rudimar Machado, Ordenador da Defesa Civil em Rio Grande, ações como estas são importantes não só pra Casa Legislativa, mas também para a comunidade riograndina: “A Defesa Civil está sempre disposta para servir nossa comunidade. [...] e é de suma importância [as ações de prevenção] para o cidadão riograndino, valorizar e qualificar a mão de obra da Câmara de Vereadores, dos servidores e dos CC’s [cargos em comissão] da Câmara Legislativa.”

Após essa conversa inicial, onde foi firmada a parceria, de acordo com Rudimar, será organizada a logística e estrutura para dar início a capacitação.

Para o Presidente da Câmara, ao assumir o cargo e conhecer as demandas da Casa, foi percebida tal necessidade e imediatamente solicitada à Prefeitura Municipal: “Nós temos um prédio antigo, muito amplo, são três andares, e embora hoje estejamos neste período de pandemia com o acesso ao prédio reduzido, sabemos que isso vai passar logo. E voltaremos a ter a casa do povo com as portas totalmente abertas, e isso nos preocupa. [...] A nossa intenção é de prevenção. [...] Nós queremos com essa parceria com a Defesa Civil capacitar os servidores, fazendo cursos e simulados.”

O Diretor da Casa Legislativa, Vagner Leivas, também percebe a importância dessa cooperação para que os servidores estejam preparados para receber a comunidade riograndina quando as atividades forem retomadas em sua totalidade: “

A expectativa é de que as ações de capacitação sejam iniciadas o mais rápido possível. Além destas atividades, serão planejadas para o decorrer do ano outros momentos para dar sequência a parceria.