Câmara Municipal realiza Audiência Pública para discutir a atual situação do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande

por TV Câmara publicado 28/11/2022 12h06, última modificação 28/11/2022 12h06

Foi realizada na Casa Legislativa na última sexta-feira (25), Audiência Pública com o objetivo de discutir a atual situação do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, após a entidade ter ingressado com o pedido de recuperação judicial. O pedido foi protocolado pelo vereador Edson Costa (MDB) e aprovado pelos demais vereadores em Sessão Ordinária.

Conduziu os trabalhos técnicos da Audiência representando a Presidência da Casa o vereador Julio Cesar Pereira da Silva (MDB) e estavam os vereadores: Profª Denise (PT), Nilton Machado (Republicanos) e Sgt Rodrigues (PP); além das autoridades: Secretária de Município da Saúde– Zelionara Branco, Presidente da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande–  Renato Menezes da Silveira, Superintendente da Santa Casa de Rio Grande– César Augusto de Oliveira Paim, Representando a direção do Foro da comarca de Rio Grande– Dra. Denise Dias Freire, Representando a Scalzilli Advogados– Advogada Daniela Fabro e o Contador Tiago Lima e Representando diretoria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande: Vice-presidente– Clóvis Klinger, Diretora de Operações - Marlis Bergmann e Diretor de Planejamento e finanças - André Nast.

Foi tratado na discussão o posicionamento da Santa Casa como entidade filantrópica, o histórico da associação, resultados econômicos e financeiros, endividamento e um ranking de resultados em uma linha tempo com ações estratégicas. A representante Scalzilli Advogados Daniela Fabro, explicou o processo de recuperação judicial o qual entende-se como um meio de negociar as dívidas de uma empresa/entidade que está passando por situação de crise financeira, o pressuposto da recuperação judicial é que o agente econômico se recupere e foi pensado justamente para entidades que são viáveis a retomar uma estabilidade econômica.

O vereador proponente Edson Costa usou a tribuna para ressaltar seus objetivos em sugerir esse tema para Audiência pública, onde a população possa ter acesso a transparência dos fatos e os esforços que estão sendo feitos: “Eu não gostaria de voltar ao passado, gostaria que a população se apropriasse das informações  atinentes e tudo aquilo que cerca o contexto de um processo de tamanha magnitude de um hospital com quase 200 anos de história [...] Então meu objetivo é que essa Audiência Pública possa  trazer dados para essa Casa poder ajudar mais”.