Câmara Municipal realiza Audiência Pública para tratar da Educação no Município de Rio Grande

por TV Câmara publicado 08/07/2022 14h47, última modificação 08/07/2022 14h47

A Câmara Municipal do Rio Grande realizou Audiência Pública com o objetivo de tratar sobre a Educação no município, uma proposição das vereadoras Profª Denise (PT) e Profª Regininha (PT) e aprovada pelos demais vereadores em Sessão Ordinária. Conduzindo a Audiência e representando a Presidência da Casa estava o Vereador Julio Cesar (MDB) e estavam presentes os vereadores: Rogério Gomes (Cidadania 23), Rovam de Castro (PT), Rafael Missiunas (PT), Vereador Juquinha (PSB), Profª Diacuiara (MDB) e Nilton Machado (Republicanos); além das autoridades: Secretário Municipal da Educação Henrique Bernardelli, Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG) Suzane Barros, Diretor Geral do 6° núcleo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) Cledir da Conceição Lopes, representante do Conselho do Direito da Criança e do Adolecente e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação.

A Vereadora proponente Profª Denise começou a audiência pontuando sobre questões como: a Pasta da Educação Negativa, 74% das escolas com falta de professores no município, falta de diálogo com a comunidade e de investimentos nas estruturas, aléḿ da carência de monitores; a vereadora concluiu sua primeira fala ressaltando: “Tem que se abrir um canal de diálogo, respeitando essa Casa, respeitando o Sindicato e respeitando todos os aqueles que defendem a educação. A Educação vale a luta e eu estou aqui por ela.”

O Secretário da Educação Henrique Bernardelli reforçou que suas ações dependem de recurso financeiro, fazendo o possível para enfrentar a crise; e tentou esclarecer os principais apontamentos pautados na audiência, complementando: “Nosso objetivo é melhorar as condições, melhorar os desempenhos de forma que a gente consiga reduzir a evasão, para assim conseguir formar nos anos finais do ensino fundamental alunos capazes de continuar seus estudos e progredirem para ter condições de ir para o mercado de trabalho".

Logo após, a Vereadora proponente Profª Regininha utilizou seu lugar de fala para complementar sobre o período de pandemia, onde as crianças e adolescentes estiveram afastados da escola presencialmente, e retornaram sendo recepcionados com um sistema com inúmeras falhas: “Aparentemente sendo falta de interesse da gestão da educação atual, desde o início do ano letivo estamos recebemos inúmeras denúncias quanto o descaso em relação a falta de professores e necessitamos de uma solução”.

Para assistir a audiência completa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FUigaWg1e6I