Câmara Municipal realiza Audiência Pública sobre as Consequências da Criação da Empresa Portos RS no município de Rio Grande

por TV Câmara publicado 02/08/2022 17h46, última modificação 02/08/2022 17h46

A Câmara Municipal do Rio Grande realizou Audiência Pública com o objetivo de tratar sobre o impacto dos Portos RS para o município, uma proposição dos vereadores Julio Cesar (MDB) e Luka Figueiredo (MDB); e aprovada pelos demais vereadores em Sessão Ordinária. Conduzindo a Audiência e representando a Presidência da Casa estava o Vereador Julio Cesar (MDB) e estavam presentes os vereadores: Sgt Rodrigues (Progressistas), Felipe Branco (MDB), Profª Diacuiara (MDB), Rovam Castro(PT), Juquinha (PSB), Lary (Cidadania); além das autoridades: representando a empresa Portos RS, o Gerente de Planejamento Fernando Estima, o advogado do Sindicato dos Arrumadores Ronner Saad, Diretor Executivo do Sindicato dos Vigias Portuários Rudimar Machado, Presidente do Sindicato dos Estivadores e Presidente do Sindicato dos Arrumadores.

O Vereador proponente Luka começou a audiência pontuando a importância do Porto para a economia do município e solicitou a valorização da mão de obra local “Hoje pedimos para que a Portos RS, através do seu presidente e de toda sua diretoria, reveja essa situação desta mão de obra que é específica, qualificada [..] para assim ter um Porto cada vez mais forte, cada vez mais competitivo, por que nossa cidade é sim uma cidade portuária”.

O representante da empresa Portos RS, Fernando Estima, utilizou seu espaço de fala para explicar a logística das três localidades que formam os Portos RS: Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, pontuando sobre futuros projetos que estão sendo almejados pela empresa e buscou esclarecer os principais apontamentos pautados na audiência.

O vereador proponente Julio Cesar concluiu a Audiência Pública agradecendo todos os presentes e especialmente ao gerente de planejamento dos Portos RS Fernando Estima pelo compromisso e disposição de vir discutir a pauta e ressaltou que “a Portos RS foi criada em si para beneficiar o Porto do Rio Grande e que eventuais rumos devem ser corrigidos, modificados [..] então queremos deixar aqui esse encaminhamento de fazer a alteração na lei que criou o Postos RS, contemplando assim  todos os interesses discutidos”