Câmara Municipal realiza Sessão Especial para o lançamento dos livros “A Luz de Marina” e Confronto no 1° de maio de 1950 em Rio Grande: o Massacre da Linha do Parque e a Disputa pela Memória”

por TV Câmara publicado 23/09/2022 13h30, última modificação 23/09/2022 13h30

A Casa Legislativa do Rio Grande realizou o Ato de Lançamento dos livros “A Luz de Marina” da Marcia Coelho, na categoria Literatura; e “Confronto no 1° de maio de 1950 em Rio Grande: o Massacre da Linha do Parque e a Disputa pela Memória” de Lênin Pereira Landgraf, na categoria história.

O projeto “Lei do Livrofoi instituído pela Resolução Legislativa nº 02 de 15 de setembro de 2014 e Resolução Legislativa n° 03 de 22 de julho de 2021, promovido pela Câmara Municipal do Rio Grande, juntamente à Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer, que viabiliza o processo de trabalho em torno da organização e execução da proposta. Esta nova edição determina a publicação anual de cerca de 1000 exemplares, que poderão ser divididos entre duas categorias distintas: literatura (temática livre: poesia, conto, crônica, romance) e história (cultura do Município do Rio Grande).

Presidiu o ato, representando a Presidência da Câmara, o Ver. Sargento Rodrigues (Progressistas); representando o Prefeito Municipal, o Secretário de Município, Cultura, Esporte e Lazer Luis Henrique Abreu Drenovicz; representando o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, a Diretora de Arte e Cultura Débora Amaral; o Presidente da Academia Riograndina de Letras, Wilson Fonseca; o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, Prof. João Lages; os Vereadores Edson Costa (MDB), Luka (MDB) e Filipe Branco (MDB); a escritora Márcia Coelho e o escritor Lênin Pereira Landgraf.

Para a escritora Marcia Coelho, “A Luz de Marina para mim, de fato, a realização de um sonho. Mas ele vem acompanhado de um propósito, e esse propósito é levar uma mensagem de esperança, de valorização da vida. Eu não faço ideia em quais mãos meu livro poderá chegar, mas pode ser que chegue em mãos vazias de esperança, espero que as palavras contidas nele possam tocar como uma pequena semente de acolhimento, uma pequena centelha que os faça reacender o brilho da vida. Espero que meu livro possa ser luz para muitas pessoas que atravessam situações parecidas com a de Marina, levando esperança, acalento e vontade de viver, para as pessoas que tiverem acesso a ele e que possa fazer diferença em suas vidas.”

Para o escritor Lênin Landraf, “A ansiedade de lançar este livro remonta da minha primeira graduação em História, na FURG, passando pelo meu mestrado na UFPEL e culminando na minha dissertação que se tranformou neste livro […] é como se de fato eu estivesse disseminando um pouquinho de mim e da minha obra para o mundo. Essa obra só se tornou possível graças a uma educação pública e de qualidade.”

Aos autores interessados em se inscrever no projeto, as inscrições estão abertas ate o dia 30 de setembro e as obras devem ser de autoria de escritores nascidos no Município do Rio Grande ou radicados há pelo menos 05 (cinco) anos. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: leidolivroriogrande@gmail.com.