Casa Legislativa realiza Sessão Especial alusiva à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades e Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

por TV Câmara publicado 25/08/2022 17h20, última modificação 25/08/2022 17h20

A Câmara Municipal do Rio Grande realizou Sessão Especial alusiva à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades e Semana Nacional da Pessoa  com Deficiência Intelectual e Múltipla. O pedido foi protocolado pelas vereadoras Professora Denise e Professora Regininha, ambas da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e aprovado pelos demais vereadores em Sessão Ordinária. A sessão foi conduzida pelo vereador Filipe Branco (MDB) que representou a presidência da Casa Legislativa.

Estavam presentes as autoridades: representando o Executivo Municipal, o Secretário do Município de Educação (SMED) Henrique da Costa Bernardelli; a Coordenadora Municipal da Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades Anelise Torales; o Presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Rio Grande (COMDES) Rafael Carneiro; o Secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Lazer Deivid Pereira; o Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Penha da Costa; o Coordenador da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) Cristiano Freitas; o Representante da Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande (ADVIRG) Fábio Ribeiro; o  Presidente da Fraternidade Cristã das pessoas com Deficiência Fernando Castro; a Diretora da Escola Municipal Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino Maria Auxiliadora Terra Duarte; a Diretora da Escola de Educação de Especial Álvares de Azevedo Glaucia Pinho, a Diretora da Escola Municipal Maria Luiza Luzzard (AMAR) Bernadete Moraes; e a Diretora Centro de Formação Escola Viva Sinatra de Barros.

A Vereadora Proponente Professora Denise iniciou o ato agradecendo a todos os presentes, fazendo sua audiodescrição para os convidados e ressaltou que “ Hoje eu não queria fazer uma fala apenas para comemorar, mas também para falar um pouco sobre o que representa esse dia, que é nacional e é uma conquista para todas as pessoas com deficiência, e gostaria de falar também da questão do capacitismo e do preconceito que hoje é carregado da cultura de antigamente de esconder pessoas com deficiência”.

Para Rafael Carneiro, Presidente do COMDES “a Semana é um momento muito importante para que a gente possa fazer reflexões sobre esse tema [...] é muito importante termos um espaço forte no governo para que possamos defender as pautas das pessoas com deficiência. [...] é um trabalho bastante difícil e precisa  cada vez mais ser fortalecido. [...] o que temos buscado fazer é dar cada vez mais visibilidade às pessoas com deficiência, existe um ditado popular que diz que quem não é visto não é lembrado, e durante milhares de anos nós não fomos vistos pelo poder público e pela sociedade como um todo [...] nos últimos anos graças ao protagonismo das pessoas com deficiência, há movimentos que passaram a ocupar os espaços [...] e é cada vez mais a partir deste protagonismo que nós vamos avançar, tendo a pessoa com deficiência ocupando todos os espaços da nossa sociedade. [...].”

Dia 21 de agosto é a data na qual foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.