Escola Belas Artes Heitor de Lemos recebe homenagem da Casa Legislativa por seu centenário

por TV Câmara publicado 21/10/2022 18h40, última modificação 21/10/2022 18h40

A Câmara Municipal do Rio Grande realizou na última quarta- feira (19) Sessão Especial em homenagem aos 100 anos da Escola Belas Artes Heitor de Lemos. Inaugurada em  1° de abril de 1922, teve o início de suas atividades pelo Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul com o acompanhamento da Prefeitura Municipal do Rio Grande, ainda como conservatório de música do Rio Grande e logo depois ampliou suas atividades didático-artísticas quando incluiu entre seus cursos de música outros como: artes visuais, dança, teatro e outros. Atualmente a escola atende alunos da faixa etária de 4 a 86 anos, sendo destes 20 alunos com necessidades educacionais específicas, além de serem oriundos dos mais diversos bairros do município.

O pedido foi protocolado pelo Vereador Rovam de Castro (PT) e aprovado pelos demais vereadores em parlamento. Representou a Presidência da Casa Legislativa o vereador Filipe Banco (MDB) e estavam presentes o vereadores: Profª Denise (PT), Julio Cesar (MDB) e Edson Costa (MDB); além das autoridades: Representando o Executivo Municipal o Secretário de Município da Educação – Henrique Bernardelli; a Diretora Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” - professora Marisa da Silva Saad; representando a Universidade Federal do Rio Grande- Diretora de Arte e Cultura – Débora Amaral; o Secretário Da Cultura, Esporte e Lazer – Luiz Henrique Drenovicz; o Presidente da Associação da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” - Giovani Bertolino Corrêa; Vice-Diretores da Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” – professores Felipe Martins, Gilce Lima e Cristina Gomes Rolim, Professora Alda Souza – Foi Secretária da Escola no ano do Cinquentenário, Secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Lazer – Deivid Pereira – Suplente de Vereador e homenageadas: Suelma Marques Figueiredo e Beatriz Batezat Duarte.

O vereador Presidente da Sessão Filipe Branco iniciou a cerimônia falando da honra e orgulho de conduzir a homenagem tão marcante que é o centenário da Escola Belas Artes, logo, passou a palavra para o vereador proponente que utilizou seu espaço de fala para ressaltar a importância e peso cultural que a Instituição tem no município do Rio Grande e pontuou: “ A escola Belas Artes não é uma escola convencional, mas faz parte da Prefeitura Municipal e está ligada a Secretaria da Educação e tem que ser cada vez mais fortalecida, por que a arte e cultura nos alimentam ao longo da vida, então é de extrema importância que a escola esteja cada vez mais forte, então que venham pela frente mais 100 anos de Escola Belas Artes”


Assessoria de Imprensa


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.