Impasse sobre travessia entre Rio Grande e São José do Norte é debatido na Câmara de Vereadores

por TV Câmara publicado 01/09/2021 16h23, última modificação 01/09/2021 16h23
Apoio

Na tarde desta quarta-feira, uma reunião foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores sobre o impasse e a insegurança dos postos de trabalho dos trabalhadores marítimos ligados a empresa Transnorte Transportes Aquaviários, que comunicou a suspensão dos serviços na travessia de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte nos próximos 30 dias. O presidente da Casa, vereador Filipe Branco (MDB) conduziu o debate junto aos representantes do Sindicato dos Marítimos.

De acordo com o advogado do Sindicato, Benito Canuso, a preocupação da categoria é como serão feitos os desligamentos dos 50 trabalhadores e a luta pela manutenção dos postos de trabalho. "Não se sabe como será a contratação da mão de obra mas o que estamos lutando e buscando junto à Câmara, ao Executivo e outros poderes é que se mantenha os trabalhadores que estão lá", explicou o advogado.

O Secretário Geral do Sindicato, Antônio Carlos Nóbrega disse, que do quadro de cerca de 50 funcionários, entre marítimos, oficina e do setor de cobrança das passagens, sete já foram comunicados do desligamento. "Estamos em contato com a empresa e unindo esforços, buscando apoio da Câmara para que possamos negociar esses postos de trabalho e sabermos o que a empresa pretende fazer se realmente cancelar o serviço da travessia. Até agora não sabemos de outra empresa que possa assumir o serviço aos usuários e não temos nenhuma resposta", comentou.

O presidente da Câmara, vereador Filipe Branco disse que o legislativo está atento e aberto a esse apoio e na busca por uma negociação. "Não temos o poder de resolver o problema mas vamos usar nossa força política, entre a Câmara de Rio Grande, a Câmara de São José do Norte, as prefeituras das duas cidades, para tentar intervir e ajudar esses trabalhadores. Tanto para que se mantenham nos postos de trabalho quanto na qualidade do trabalho oferecido aos usuários na travessia entre Rio Grande e São José do Norte" disse o presidente da Casa, vereador Filipe Branco.

Entenda

A empresa Transnorte, atual responsável pela travessia de lanchas entre Rio Grande e São José do Norte, informou, no final do mês de agosto, que não ofertará mais o serviço de transporte aquaviário. Há mais de 40 anos à frente do transporte aquaviário entre as duas cidades, a direção da empresa disse que enfrenta dificuldades financeiras, ampliadas em função da pandemia da Covid-19.

Câmara Municipal do Rio Grande