Instalação da Usina Térmica abastecida com gás natural em RG é discutida na Câmara

por TV Câmara publicado 14/12/2021 18h19, última modificação 14/12/2021 18h19
Empreendimento

Na tarde desta terça-feira, 14, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, vereador Filipe Branco, o prefeito Fábio Branco, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo e o Diretor de Meio Ambiente do Porto, Henrique Ilha participaram de uma reunião no plenário da Casa com os parlamentares. Depois de mais de uma década de espera e entraves na Justiça, o grupo explicou a fase em que estão as negociações do projeto da usina térmica abastecida com gás natural em Rio Grande, que será executado pelos espanhóis do Grupo Cobra, que assumiu o projeto após a empresa Bolognesi não conseguir as aprovações necessárias.

Uma audiência pública para discutir o projeto do terminal de regaseificação, que integra o investimento estimado em R$ 6 bilhões foi marcada para o próximo dia 22 de dezembro. Na ocasião, será apresentado aos participantes o resultado do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, que estão em análise pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam).

De acordo com o prefeito Fábio Branco, depois da audiência, a expectativa é que as obras de instalações comecem no ano que vem. “Depois da liberação da licença já podemos começar a construção dos espaços. Esse é o maior negócio que a cidade do RG vai receber e temos a certeza do desenvolvimento e da oportunidade de emprego e renda para o nosso município”, disse.

O reitor da Furg, Danilo Giroldo acompanha o processo desde o início. “Estamos agora chegando muito próximo da realização de um trabalho que a Universidade acompanha desde o início. Estamos atentos e participando de todos os processos porque queremos e buscamos o desenvolvimento para nossa cidade”, comentou.

Henrique Ilha, Diretor de Meio Ambiente do Porto disse que esse é o maior investimento do Estado que incluiu uma térmica a gás natural em um terminal de regaseificação. “O gás chega pelos navios em estado liquefeito, que é a maneira mais fácil para ser transportado. Mas, para ter uso, precisa ser transformado novamente em forma gasosa. Essa é a função da unidade de regaseificação”, explicou.

O presidente da Casa, vereador Filipe Branco falou da importância do espaço para que a comunidade esteja ciente das negociações para esse mega empreendimento. “Essa Usina irá transformar a cidade do Rio Grande gerando desenvolvimento, emprego e oportunidades. A Câmara sempre estará aberta a assuntos de total interesse da nossa comunidade que tem que participar e opinar na audiência pública já marcada. E nós, parlamentares seguiremos acompanhado todos os passos até a efetiva instalação do negócio na nossa cidade”, concluiu.

Câmara Municipal do Rio Grande