Parceria entre Câmara Municipal do Rio Grande e Perg dá oportunidade de trabalho para apenados

por TV Câmara publicado 29/04/2021 16h48, última modificação 29/04/2021 16h48
Oportunidade

Uma parceria entre a Câmara Municipal do Rio Grande e a Direção da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) possibilitou o trabalho voluntário de dois apenados do sistema prisional. De forma voluntária e com o uso da tornozeleira eletrônica os dois estão prestando serviços gerais.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Filipe Branco (MDB) com essa parceria a Câmara terá uma economia em torno de R$ 50 mil em mão de obra. “O trabalho está sendo muito bem aceito pelas pessoas que trabalham na Câmara, pela comunidade que tem acesso a Casa e já veem algumas mudanças de melhorias e isso tudo com um custo quase zero. Isso é só o início de um projeto onde ganha a comunidade que está tendo o dinheiro público economizado e ganham esses apenados com uma oportunidade de serem reinseridos no mercado de trabalho”, explicou.

O diretor da Perg, Leandro Suanes disse que esse trabalho é uma parceria entre a Vara de Execuções Criminais Regional, da Administração da Perg e das instituições parceiras, como a Câmara de Vereadores. “Os apenados são voluntários, trabalham diariamente com tornozeleira eletrônica e todo o trabalho é autorizado pela Vara de Execução Criminal. Além da Câmara temos em torno de 11 apenados prestando serviço em outras instituições e além de estarem novamente inseridos na sociedade conseguem redução da pena com esse trabalho”, comentou Suanes.

Na Câmara, há dois meses, os apenados estão realizando a pintura interna do prédio, das grades, serviços de marcenaria e auxiliando na elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). O prazo do serviço é de seis meses mas pode ser renovado. “Estou muito satisfeito com essa possibilidade e podemos dar seguimento a essa parceria inserindo outros apenados para trabalharem nas dependências da Casa,” concluiu o presidente da Casa, vereador Filipe Branco.

Câmara Municipal do Rio Grande