Portal da Transparência da Câmara Municipal conquista desempenho exemplar perante ao Tribunal de Contas

por TV Câmara publicado 22/03/2022 15h11, última modificação 22/03/2022 15h11

A Câmara Municipal do Rio Grande pela primeira vez, desde a sua fundação, recebeu nota máxima ao atender todos os quesitos solicitados pelo Tribunal de Contas quanto a transparência de seus dados.

O Portal da Transparência da Casa Legislativa é uma página disponibilizada no site da Câmara, que esclarece dúvidas comuns aos cidadãos sobre os serviços da Casa e também permite o acesso a todas as informações referentes a transações financeiras, despesas com diárias de vereadores, despesas com pessoal, despesas com material, resoluções de plenário, resoluções de mesa, decretos legislativos, leis promulgadas, atos deliberativos de CPI, gastos com combustíveis, seleções públicas, relatórios de estagiários, relatórios de licitações e também a ouvidoria da Câmara. Os dados são atualizados em sua maioria simultaneamente, estando disponíveis em tempo real para os cidadãos.

O objetivo do Portal da Transparência é assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, aumentando a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público  está sendo utilizado e assim também ajude na sua fiscalização.

Para acessar as informações, basta ir em www.riogrande.rs.leg.br, onde está o link para o portal e também uma Carta de Serviços ao Usuário, que tem por objetivo responder perguntas frequentes sobre o acesso e aprimorar a transparência entre os vereadores e a população.

De acordo com a servidora responsável pela gestão do Portal, Regina Murialdo, esta conquista “significa um dever cumprido, [nós] estamos aqui para servir o público e servir bem [...] queremos 100% de transparência.”

Por esta importante conquista, a Câmara Municipal, representada por seu Presidente Ver. Paulo Roldão, concedeu Voto de Louvor à servidora responsável, por sua dedicação e serviço.