Projeto com mão de obra prisional já implantado na Câmara é ampliado para Santa Casa de Rio Grande

por TV Câmara publicado 08/09/2021 15h17, última modificação 08/09/2021 15h17
Oportunidade e Economia

O projeto que utiliza a mão de obra prisional, já implantado na Câmara Municipal do Rio Grande, foi ampliado para a Santa Casa. Depois de consolidar o trabalho na Câmara, que conta com o serviço não remunerado de dois apenados, o presidente da Casa, vereador Filipe Branco (MDB) junto com o diretor da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), Leandro Suanes apresentaram o projeto à direção do hospital que já conta com outros dois apenados prestando serviço. No Estado, a Câmara de Rio Grande foi a primeira a aderir o projeto assim como a Santa Casa.

Os presos trabalham no setor de manutenção, parte elétrica e infraestrutura. De acordo com diretor da Perg, o convênio vale por 180 dias podendo ser renovado. “Depois da parceria com o presidente da Câmara, vereador Filipe Branco, o hospital a aderiu ao projeto de ressocialização. Entendo que essa é uma resposta a comunidade quanto aos questionamentos de investimentos nesse sentido já que economizamos dinheiro público, além de ser um retorno e reintegração desses apenados no mercado de trabalho”, disse o Suanes que adiantou que duas mulheres já estão sendo preparadas e capacitadas em um curso de elétrica para também integrarem aos apenados que estão trabalhando na Santa Casa de Rio Grande.

O presidente da Câmara, vereador Filipe Branco, disse que além da ressocialização através do trabalho é possível economizar dinheiro público. Depois do bom exemplo que tivemos aqui na Casa, fomos apresentar o projeto a direção da Santa Casa. Além de ser a primeira Câmara a aderir essa iniciativa agora temos o primeiro Hospital com o mesmo ideal: contribuir com a ressocialização no mercado de trabalho desses apenados e economizar. Na Câmara vamos economizar mais de R$ 50 mil nesses seis primeiros meses de serviço”, finalizou o presidente da Câmara, vereador Filipe Branco.

Câmara Municipal do Rio Grande