Sessão Solene alusiva aos 271 anos da Câmara Municipal do Rio Grande e ao Dia do Marinheiro é realizada na Casa Legislativa

por TV Câmara publicado 15/12/2022 15h40, última modificação 15/12/2022 15h45

Foi realizada na última terça-feira (13) uma solenidade em conjunto para a comemoração dos 271 anos da Câmara Municipal do Rio Grande e alusiva ao Dia do Marinheiro. A Câmara Municipal do Rio Grande é considerada a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, o que lhe confere destaque como ente público e portador de grande valor histórico, ganhando a denominação de “Berço do Parlamento Gaúcho”.   O Dia do Marinheiro foi instituído pela Marinha do Brasil, em homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil e um dos grandes Heróis Nacionais.

Conduziu a cerimônia o vereador Presidente Paulo Roldão (Republicanos) e estavam presentes os vereadores da bancada do MDB Julio Cesar e Edson Costa; ademais, a homenagem a essas duas grandes datas contou a presença das autoridades: Comandante do 5º Distrito Naval – Vice-Almirante – Sílvio Luís dos Santos, Vice-Prefeito do Rio Grande – Sérgio Webber, Juiz Diretor do Foro – Dr. Régis da Silva Conrado, Promotor Diretor das Promotorias de Justiça do Rio Grande, Dr. Marcelo Nahuys Thormann, Defensora Diretora Regional – Dra. Luciana Laviaguerre da Silva Weber, Representando a Universidade Federal do Rio Grande – Diretor do Complexo de Museus, Lauro Barcellos , Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul – Capitão de Mar e Guerra Claúdio Vieira da Silva, Chefe do Estado-Maior do Comando do 5° Distrito Naval - Capitão de Mar e Guerra Eric Jorge Abdalla de Melo, Comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar – Capitão Oreste, Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande - Capitão de Fragata Antonio Gonçalves da Silva Junior, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul - Capitão de Fragata Ricardo Nogueira, Comandante da Estação Naval do Rio Grande - Capitão de Fragata Sergio Henrique da Silva Lima, Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande - Capitão de Fragata Fuzileiro Naval Brunno Fanara de Souza, representando a Policlínica Naval de Rio Grande - Capitão de Fragata Médica Renato d’Avila, Comandante do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul – Capitão de Fragata Natalino da Silva, Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande – Capitão  Vitor Azevedo, Comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Sul – Capitão-Tenente  Vitor Chiozzo, representando a OAB Subseção Rio Grande – presidente   da Comissão Especial de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro – Renato Goulart Rocha, Diretor da Faculdade Anhanguera do Rio Grande - Dr. Raphael Da Silva Affonso, Representando a Portos RS – o Diretor de Gestão Ambiental, Henrique Ilha, Diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande – professor Alexandre Machado, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande - Prof. João Lages e Diretor da Academia Almirante Marquês de Tamandaré - Prof. Lênin Landgraf.

O vereador Presidente Paulo Roldão destacou a importância das duas comemorações, expressando sua honra em conduzir a Solenidade e também em poder presidir o parlamento mais antigo do Rio Grande do Sul. Na cerimônia, o Vereador Presidente recebeu uma homenagem do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

O Comandante do 5º Distrito Naval – Vice-Almirante – Sílvio Luís dos Santos destacou seu sentimento em comemorar essa data juntamente ao aniversário da Câmara:  “A cidade do Rio Grande ela é uma joia, ela é uma cidade estratégica, sem dúvida ela um diferencial para o Estado do Rio Grande do Sul e para o país [...] só temos a agradecer a essa Sessão Solene em nossa homenagem e nós da Marinha do Brasil trabalhamos diuturnamente para construir uma força naval que dê orgulho ao seus brasileiros”.