Sessão Especial em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTPIA+ é realizada na Casa Legislativa

por TV Câmara publicado 30/08/2022 17h15, última modificação 01/09/2022 17h27

A Câmara Municipal realizou homenagem alusiva ao Dia do Orgulho LGBTPIA+, que é comemorado em 28 de junho, porém devido ao mau tempo nas datas marcadas, o ato foi realizado em 29 de agosto, que também é comemorado o Dia da Visibilidade Lésbica. O pedido foi protocolado pela vereadora Prof Regininha (PT) e aprovado em Sessão Ordinária pelos demais vereadores e vereadoras.

A Sessão foi conduzida pelo Vereador Sgt Rodrigues (Progressistas), representando a Presidência da Casa Legislativa  e  estavam presentes a Vereadora Profª Diacuiara (MDB); representando o Executivo Municipal, a Coordenadora do Programa LGBTPIA+ Natasha Cardoso; o Vice- Reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Renato Dias; a Secretária Municipal da Saúde (SMS) Zelionara Branco; a Presidente da LGBTPIA+ Rio Grande Fabíola Weickamp; representando o Cartório de Combate a Intolerância da Delegacia da Mulher, Vivian Santos; representando o Grupo de Pesquisa Sexualidade (GESE), Paula Ribeiro; representando a Secretaria Estadual de Turismo, Aiesa Pedroso; representando o Prefeito de Bagé, Flávio Júnior; representando o Conselho Estadual da Igualdade e Coordenadoria da Diversidade, Daniel Morethson; representando a Escola de Enfermagem da Furg, Profª. Drª Camila Daiane Silva; e a Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG); Suzane Barros.

A sessão foi iniciada com a fala da Vereadora Proponente Profª.Regininha que ressaltou a importância de dar visibilidade a comunidade LGBTPIA+: “Quando vou falar da sigla LGBTPIA+, eu sempre falo com muito respeito, por que sei da luta dessa população, população na qual eu também faço parte e sei das dificuldades, principalmente em termos um momento como este numa Casa Legislativa, e sendo o Legislativo mais antigo do Estado do Rio grande do Sul, então é uma responsabilidade muito grande estar ocupando esse lugar”.

Foram homenageados na Sessão a Presidente da LGBTPIA+ Rio Grande Fabíola Weickamp e o Grupo de Pesquisa Sexualidade (GESE), por sua contribuição em pesquisas voltadas para a comunidade LGBTQIA+.