Sessão Especial em homenagem aos 90 anos da Escola de Educação Infantil Casa da Criança Dr. Augusto Duprat

por TV Câmara publicado 12/08/2022 11h19, última modificação 12/08/2022 11h19

A Câmara Municipal do Rio Grande prestou homenagem alusiva aos 90 anos da Escola de Educação Infantil Casa da Criança Dr. Augusto Duprat. O pedido foi protocolado pelo vereador Rovam Castro (PT) e aprovado pelos demais vereadores em Sessão Ordinária.

A sessão foi conduzida pela vereadora Professora Regininha (PT) que representou a presidência da Casa Legislativa. Estavam presentes a vereadora Professora Denise (PT) e as autoridades: representando o Executivo Municipal, o Secretário do Município de Educação (SMED) Henrique da Costa Bernardelli; a Diretora da EMEI Dr. Augusto Duprat, Cláudia Vieira; além das homenageadas da Cerimônia Angela Cristina Nunes e a  filha da homenageada Joana Souto Cruz.

A Vereadora Professora Regininha iniciou o Ato falando da honra que é homenagear a Escola Dr. Augusto Duprat dentro da Casa Legislativa e agradeceu especialmente a todos os presentes que fizeram e fazem parte da história da Instituição. Fundada em 1932 como um Dispensário Infantil, a Escola Dr. Augusto Duprat, recebeu o nome do seu fundador e naquele período funcionava com semi internato, sendo sua criação baseada numa iniciativa do Governo Federal, como uma estratégia nacional de gerenciamento dos riscos de vida e cuidado da população infantil; no ano de 2017 a instituição  foi municipalizada.

O vereador proponente Rovam Castro usou seu espaço de fala para ressaltar importância da Escola para o município e destacou o papel das voluntárias e professoras que ajudaram a manter a Instituição ao longo dos anos: “ Nós temos a Escola municipalizada há apenas 5 anos e ao longo de todos esses anos as voluntárias e voluntários foram de extrema importância para a manutenção dessa Instituição, e hoje fazemos essa homenagem à escola e à algumas pessoas que foram de grande importância nessa jornada [..] e digo que no meu mandato como vereador, a bancada do Partido dos Trabalhadores e as demais bancadas estaremos sempre a disposição da educação municipal, as vezes com debates mas sempre com muito respeito, mas estaremos sempre nessa luta que é a valorização da educação em todas as esferas.”