Solenidade marca abertura da Escola do Legislativo na Câmara Municipal

por TV Câmara publicado 29/03/2023 15h27, última modificação 29/03/2023 15h27

Na manhã desta quarta-feira (29), o Parlamento mais Antigo do estado do Rio Grande do Sul realizou Solenidade de Abertura da Escola do Legislativo 2023, que conta com  a liderança da vereadora Profª Diacuiara (MDB) como Presidente. A Escola foi fundada originalmente na Câmara Municipal do Rio Grande  no ano de 2007, com o objetivo de ser um espaço de troca educacional tanto entre os servidores internos da Casa quanto externos.

O evento teve como ponto alto a palestra do Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uruguaiana e Diretor da Associação Brasileira de Escolas de Legislativos e de Contas para a Região Sul (RS/SC/PR), Ricardo Aires Simas.

A ex-vereadora Surama Santos proponente da Escola Legislativa durante seu mandato em 2007, relatou sua emoção em ver o projeto ser reativado: “ Quando criei esse projeto eu busquei estudar muito sobre a importância da Escola Legislativa, trazendo para dentro da Câmara de Vereadores a comunidade externa e qualificando a comunidade interna, além da parceria com outras instituições”.

A vereadora Profª Diacuiara ressaltou a importância desse novo espaço dentro da Câmara: “A Escola Legislativa é para a comunidade. Quando o Presidente Julio Cesar me chamou, esse era o objetivo, abrir as portas da Câmara, da Casa do Povo para o povo. E assim oferecer atividades de qualificação, formação para os cidadãos.”

A Escola já possui um cronograma para o primeiro semestre de 2023 , onde serão ofertados  cursos de cerimonial e formação básica de Informática; além dos projetos Tribuna Mirim e Projeto Parlamento Jovem.