por Interlegis — última modificação 24/02/2023 18h12

A cidade do Rio Grande surgiu no contexto de disputa de territórios entre as Coroas Espanhola e Portuguesa no extremo sul do Continente Sul-Americano no século XVIII. A partir da construção da Colônia do Sacramento em 1680 às margens do Rio da Prata pela Coroa Portuguesa, e seu isolamento em relação ao restante das possessões portuguesas no Brasil, foi necessária a ocupação das terras que ficavam entre as cidades de Sacramento, no atual Uruguai, e Laguna, no atual estado de Santa Catarina.

Assim, em 19 de fevereiro de 1737 o Brigadeiro José da Silva Paes estabeleceu uma fortificação militar no acesso do Canal da Barra que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, em meio a dunas de areia e terrenos alagadiços. Este núcleo militar deu origem a um aglomeramento urbano que rapidamente se desenvolveu, por conta da posição de ser o único porto marítimo da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, alcançando a condição de Vila em 1751, sendo instalada a Câmara de Vereadores a 13 de dezembro daquele ano, constituindo primeira Câmara do Rio Grande do Sul.

A Vila do Rio Grande, então capital do Rio Grande do Sul, teve interrompido seu crescimento devido a invasão espanhola em 1763, que perdurou até 1776. Neste período, a Câmara de Vereadores foi transferida para Viamão, e depois Porto Alegre, perdendo a Vila do Rio Grande sua câmara e a condição de capital. Em 1809 foi refundada a Vila do Rio Grande, tendo retomado seu desenvolvimento em meados do século XIX, com a construção de um atracadouro com melhores condições para o recebimento de maiores embarcações, o que propiciou a instalação de diversas casas de comércio, muitas delas de origem estrangeira. Em 1835, a Vila foi elevada a Cidade do Rio Grande.

Ao final do século XIX, a cidade do Rio Grande recebeu a instalação de indústrias na área têxtil, e uma linha férrea ligando às cidades de Pelotas e Bagé, o que propiciou um grande desenvolvimento urbano, transformando-se em uma cidade cosmopolita, formada por diversas nacionalidades, que se somaram aos descendentes dos primeiros povoadores portugueses, assim como dos povos de origem africana que foram essenciais para a construção da cidade. A Câmara Municipal do Rio Grande teve neste período, papel fundamental, pois cabia a ela governar a cidade, já que durante o Império não existia a prefeitura, que foi criada a partir da Proclamação da República em 1889.

Texto escrito pelo professor Dr. Alexandre dos Santos Villas Bôas.