‘Câmara Jovem’ terá nova sessão nesta semana

por TV Câmara publicado 23/10/2023 18h13, última modificação 23/10/2023 18h13

O programa ‘Câmara Jovem” volta a reunir os estudantes nesta semana, quando serão realizadas as apresentações e votações dos projetos. O encontro inicial aconteceu na última quinta-feira (19), com a recepção e apresentação da Casa aos estudantes, além da escolha da mesa diretora. Já na sexta-feira (20), o grupo de 25 jovens vereadores recebeu o curso para elaboração de projetos, além do uso da tribuna para suas apresentações.
Desenvolvido por meio do Projeto de Resolução n°12/2023, essa iniciativa é fruto da parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal da Educação, proporcionando aos estudantes de diversas escolas da cidade a oportunidade de vivenciar o ambiente legislativo, ocupando o plenário e desempenhando o papel de Vereadores Jovens.
Incentivados a identificar e abordar os desafios presentes em suas comunidades e bairros, os alunos eleitos terão a tarefa de representar os parlamentares do município. Através de sessões simuladas, esses jovens apresentarão e discutirão propostas que visam solucionar questões reais nas comunidades onde suas escolas estão inseridas.

Nos próximos dias 26 e 27/10, o grupo retorna à Câmara para apresentar e submeter suas reivindicações à votação em plenário.

Confira o cronograma completo:

1º DIA

19/10 – QUINTA-FEIRA

13:30h – Recepção aos Vereadores Jovens.

- Os Vereadores Jovens serão recepcionados e conhecerão as dependências da Câmara

Municipal do Rio Grande.

14:00h – Reunião com os Vereadores Jovens.

- Reunião no Plenário da Câmara para explicações aos Vereadores Jovens, professores e

familiares sobre o Projeto Câmara Jovem.

15:00h – Abertura da Sessão e Posse dos Jovens Vereadores.

- Abertura da Sessão e os Vereadores Jovens serão empossados no Plenário da Câmara

Municipal do Rio Grande.

- Eleição “interna” entre os Vereadores Jovens para eleger a Mesa Diretora do Câmara

Jovem, composta por um Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário e

2º Secretário.

2º DIA

20/10 – SEXTA-FEIRA

14:00h – Início da Sessão - Discurso de Posse dos Vereadores Jovens.

- Todos os vereadores empossados terão direito a 5 minutos de fala.

16:30h – Curso sobre a elaboração de Projetos.

- Os servidores da Secretaria Legislativa da Câmara darão instruções aos Vereadores

Jovens, professores e familiares de como elaborar seus projetos.

3º DIA

26/10 – QUINTA-FEIRA

14:00h – Início da Sessão – Apresentação dos Projetos.

- Cada Vereador Jovem terá um determinado tempo para apresentar o seu Projeto.

4º DIA

27/10 – SEXTA-FEIRA

14:00h – Início da Sessão –Votação dos Projetos.

- Cada Vereador Jovem terá um determinado tempo para debater os Projetos em votação.

17:00h – Diplomação.

- Os Vereadores Jovens serão diplomados pela Câmara Municipal do Rio Grande.