Audiência Pública sobre a Intolerância Religiosa é realizada no Legislativo

por TV Câmara publicado 26/09/2022 16h58, última modificação 26/09/2022 16h58

A Câmara Municipal do Rio Grande realizou Audiência Pública para discutir o tema da Intolerância Religiosa e com objetivo de promover a Cultura da Paz entre as religiões. O encontro foi uma proposição dos vereadores da bancada do Partido Republicanos, Vereador Presidente Paulo Roldão e Vereador Nilton Machado e aprovado pelos demais vereadores em Sessão Ordinária.

Conduziu a Audiência e representou a Presidência da Casa Legislativa o Vereador Sgt Rodrigues (Progressistas) e estavam presentes o Vereador proponente Nilton Machado, Profª Diacuiara (MDB) e Edson Costa (MDB); além das autoridades: representando o Executivo Municipal o Secretário de Cidadania e Assistência Social (SMCAS)- Evandro Souza da Silveira; o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS)- Anderson Castro; o Integrante da 5ª CRE do CONER- Professora Dora Mara Domingues;  representando o Conselho Nacional do Ensino Religioso e a Igreja Salvador - Reverendo Ramacés Hartwuig; representando o Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers- Professor Diego Pires; a Vice-Presidente da União Espírita do Rio Grande – Elen Jane Cardozo de Souza, Coordenadora da 18ª CRE - Greice Kaus; representando a Secretaria Municipal de Educação - Joelma Furtado; representando o Instituto de Educação São José - Roberta Correia.

O vereador proponente Nilton Machado utilizou seu espaço de fala para ressaltar a importância da discussão sobre o tema, sendo muitas vezes um tabu  deve ser falado abertamente nas escolas para assim os alunos terem acesso às informações e o promover o respeito  entre as religiões. O Reverendo Ramacés Hartwuig finalizou a sessão dizendo que “O Estado laico não é religioso e muito menos anti religioso, o Estado Laico é aquele que respeita todas as religiões inclusive nenhuma, para os que não acreditam nada, com a mesma dignidade, pois somos todos seres humanos e estamos todos no mesmo barco.”