Comissão de vereadores busca investimentos no Ministério de Infraestrutura

por TV Câmara publicado 26/08/2021 13h56, última modificação 26/08/2021 13h56
Brasília

Nesta semana, o vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB), o vereador Julio Lamim (DEM), vereador Paulo Roldão (Republicanos), vereador Rogério Gomes (Cidadania), Giovani Moralles (Patriota), estiveram cumprindo agenda em Brasília com autoridades regionais, na Secretaria Nacional de Transportes Terrestres – SNTT, junto ao Ministério da Infraestrutura. Recepcionados pelo Coordenador Geral de Concessões Rodoviárias, Alessandro Reichert, e pelo Coordenador-Geral de Obras Públicas, Roger Pêgas, o encontro tratou sobre a possibilidade de ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, bem como sobre as potencialidades de desenvolvimento da região.

Na oportunidade, os parlamentares apresentaram a Moção 21/2021, aprovada pela Câmara Municipal e, da mesma forma, a Moção 28/2021. Os documentos tratam, respectivamente, da solicitação de sensibilidade do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para que a construção da ponte de ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte seja incluída como uma das contrapartidas do Novo Modelo de Concessão do Polo Rodoviário de Pelotas e, ainda, da manifestação contrária da Câmara de Vereadores quanto às instalações de terminais portuários na cidade de Arroio do Sal, dada a capacidade do município de Rio Grande em receber tais investimentos.

O vereador Juquinha avaliou o encontro de forma positiva: “As pautas que apresentamos foram bem recebidas pelo Ministério da Infraestrutura e suas secretarias. É de extrema importância que tenhamos uma alternativa para conectar os municípios de Rio Grande e São José do Norte por meio terrestre, uma vez que tanto os rio-grandinos quanto os nortenses são reféns do transporte hidroviário e de todo o transtorno que o envolve”, destacou.

Uma Ponte Para o Futuro

Ainda nesta ocasião, o vereador Juquinha apresentou o dossiê intitulado “Uma Ponte Para o Futuro”, elaborado através de pesquisas realizadas inteiramente dentro de seu gabinete. O documento faz uma comparação da proposta enviada pela concessionária atual, Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - ECOSUL, com as possibilidades sugeridas pelo vereador, dentre elas, a construção da ponte para ligar a BR-392 à BR-101. O dossiê também apresenta informações detalhadas sobre a região de Rio Grande e São José do Norte, as possibilidades de desenvolvimento e potencialidades da região, além de uma listagem dos grandes investimentos já instalados no setor industrial.

Para Diego Alves, empresário do ramo de consultoria e logística, com mais de 15 anos de experiência na área, instalações portuárias na cidade de Arroio do Sal desprezam o potencial do segundo maior porto do Brasil, o porto do Rio Grande. “A capacidade portuária de Rio Grande, além de pouco explorada, possui infraestrutura conectada a uma variedade de modais que possibilitam um escoamento ágil das importações e produções brasileiras. Antes de se cogitar qualquer alternativa, seria importante rever este cenário. Iniciar um novo projeto em Arroio do Sal, sem explorar devidamente o Porto do Rio Grande, é um desperdício estrutural que não pode passar despercebido pelas autoridades brasileiras”, considerou o empresário e consultor.

Além do vereadores de Rio Grande, estiveram em Brasília na comitiva os vereadores Nedinho (MDB) e Ronei (PSDB), de São José do Norte, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e o assessor da deputada federal Liziane Bayer (PSB), André Gregório.

Câmara Municipal do Rio Grande