Legislativo Municipal recebe a Cerimônia de Acendimento da Chama Crioula

por TV Câmara publicado 12/09/2022 16h05, última modificação 12/09/2022 16h05

A Câmara Municipal recebeu no último domingo, 11 de setembro, a Cerimônia de Acendimento da Chama Crioula. O ato foi acompanhado pelo Presidente do Legislativo Ver. Paulo Roldão (Republicanos), pelo Prefeito Municipal Fabio Branco, pelos vereadores Julio Cesar Pereira da Silva (MDB) e Sargento Rodrigues (Progressistas), além de outras autoridades tradicionalistas: o Coordenador da 6° Região Tradicionalista Roberto Ferreira, o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho Roberto Nunes, o Coordenador de Cavalgadas da 6ª Região Tradicionalista Abner Espíndola e o Presidente dos Festejos Farroupilhas, ginete Zeca Macedo. A chama chegou à Rio Grande através dos cavalarianos da 6° Região Tradicionalista, que buscaram a centelha na cidade de Canguçu. Também prestigiaram o evento prendas e piás da 6ª Região Tradicionalista declamando poesias.

Na cerimônia foram exaltados os atos dos farroupilhas, a importante liderança do General Bento Gonçalves, e para a proclamação da República Riograndense pelo rio-grandino General Antônio de Souza Neto, há 186 anos.

Para o Presidente da Casa Legislativa, “é uma grande honra receber os gaúchos e gaúchas trazendo essa centelha, que permanecerá acesa na frente do parlamento mais antigo do Rio Grande do Sul, mantendo nossas tradições e dando o devido respeito e a devida importância a nossas tradições, não somente no passado mas também no nosso presente.”

Texto: Roger Vaz

Imagens: Gabinete da Presidência